Tendo em vista a declaração de estado de pandemia da doença infecciosa conhecida como COVID-19 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a ARME recomenda ao publico em geral alguns cuidados a ter no Sector da Energia. Nesta altura, há mais gente em casa o que também traduz num maior consumo de energia, bens alimentares e água. Por isso, é fundamental conhecer e aplicar algumas estratégias de poupança que reduzam, ao máximo, o desperdiço destes bens essenciais;
Assim, temos algumas dicas que podem pôr em prática nesta altura que lhes permitem poupar e reduzir o desperdício, como ainda criar hábitos amigos do ambiente:
Boas praticas na utilização de serviço
• Desligue o seu computador nas pausas mais prolongadas e sempre quando terminar de trabalhar;
• No caso do regime de teletrabalho, tenta maximizar a autonomia da bateria do seu computador e telemóvel acionando, por exemplo o “modo noturno”.
• Aproveite o máximo a iluminação natural e evite acender lâmpada durante o dia;
• Aumente a frequência da limpeza dos equipamentos (ex. computador) para a sua higienização;
• Reduza o tempo da utilização dos equipamentos eletrónicos, limitando o tempo para a utilização do uso da TV, sobretudo pelos mais novos;
•Desligue os aparelhos do interruptor em vez de deixá-los em stand-by;
•Ao usar o ar condicionado, mantenha as portas e as janelas fechadas;
•Não lave as roupas desnecessariamente, opte em arejar as peças e, desta forma, poupa nas lavagens;
• Deves preocupar-se, sobretudo, em lavar a roupa que utilizou em deslocações ao exterior, poupando assim a água e a energia;
• Escolha secar a roupa no estendal, evitando as máquinas de secar;
• Baixe a temperatura do seu esquentador ou termoacumulador, pois dessa forma não irá precisar de misturar a água quente com a fria, poupando água e diminuindo o consumo de energia;
• Quando utilizar o forno, aproveite para fazer várias coisas de uma vez, minimizando o número de vezes que o liga;
• Cozinhe em quantidades superiores, contando já com várias refeições, pois a sobra do jantar pode ser o almoço do dia seguinte. Assim, economiza dinheiro, pois aquecer em micro-ondas é bastante mais económico que usar a placa ou o forno;
• Evite abrir as portas do frigorífico e congelador por tempo prolongado, retire os ingredientes antecipadamente do congelador e coloque-os no frigorífico a descongelar.
Boas Praticas no Pagamento das faturas
• Evite deslocar aos balções de atendimento das operadoras, faça o pagamento das suas faturas através de transações bancárias, ou seja, on-line;
• Não deixe as suas faturas acumularem, pois assim podes evitar as dívidas após o estado de emergência;
• Comunique a leitura do seu contador para a empresa, evitando assim, o pagamento das faturas por estimativas;
LEMBREM-SE:
•Todos podemos contribuir para reduzir substancialmente os nossos consumos de energia sem renunciar ao conforto;
•Numa altura em que há maior consumo, estas dicas ganham mais importância que nunca.

