Tendo em vista a declaração de estado de pandemia da doença infeciosa conhecida como COVID-19 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a ARME recomenda ao Publico em geral alguns cuidados a ter no Sector da Água.
Boas praticas na utilização da Água
• Substituir das torneiras convencionais para as com sensor para que evite o contato com a válvula de abertura;
• Substituir os autoclismos com válvula de descarga normal por automática;
• Evitar o uso dos bebedouros, substituir por garrafas individuais
• Limpar e desinfetar as caixas de água;
• Todo vasilhame utilizado para guardar ou transportar água tem que ser bem limpo e tampado. Deve, também, possuir, quando possível, uma torneira para evita qualquer contato com a água, que possa sujá-la;
• Ferver a água de beber ou tratá-la adequadamente;
• Retirar e lavar a vela dos filtros, sempre que observar que o processo de filtração está ocorrendo de forma lenta. Lavar com bastante água corrente, sem usar sabão, detergente ou outros produtos. Não usar escova, palha de aço, açúcar, sal ou outros produtos que desgastem a vela;
• Trocar a vela do filtro quando ela se apresentar gasta.
• Onde existir rede de esgoto, promover a ligação do domicílio à mesma. Não existindo, utilizar, como alternativa para o destino dos dejetos, a construção de privada higiênica com vaso sanitário, fossa seca ou outros tipos;
• Evitar o lançamento de águas servidas diretamente na superfície do solo. O seu destino deve ser dado através de rede de esgotos, galerias de infiltração (campo de absorção, trincheira filtrante, etc.), fossa de pedra ou biofiltro e fossas absorventes (sumidouros);
• Lavar, diariamente, as instalações sanitárias com produtos desinfetantes.

